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VIVER BEM: MEDITAÇÃO DE ATENÇÃO PLENA PARA EM

VIVER BEM: MEDITAÇÃO DE ATENÇÃO PLENA PARA EM

A atenção plena é a prática de manter a consciência a cada momento de nossas experiências, pensamentos e sentimentos. Através da meditação, podemos nos treinar para estarmos atentos e nos concentrarmos na respiração e observar nossos pensamentos sem julgamento.

Ela faz um sentido pleno do presente e diminuição da tendência a viver no passado ou se preocupar com o futuro. Enquanto a atenção tem suas raízes no budismo, a prática tem crescido na América do Norte nos últimos anos como uma forma secular de meditação.

Para as pessoas que vivem com a esclerose múltipla, a meditação de atenção plena pode ser útil para enfrentar um futuro incerto que muitas vezes acompanha um diagnóstico de EM. Se você estiver interessado em tentar a atenção como uma maneira de melhorar a qualidade de vida, aqui estão algumas dicas para você começar.

1) Sente-se.

Como a meditação de atenção plena requer consciência, recomenda-se que você pratique sentado e de pé, com uma aparência suave, para a frente. Se essas posições não forem convenientes, no entanto, pode também ser praticado deitado e/ou com os olhos fechados.

2) Comece devagar.

Inicialmente, a meditação pode conscientemente fazer com que você se sinta mentalmente desgastado, especialmente se você está estressado e preocupado. Recomenda-se não mais do que 10 minutos de prática, de manhã, ou antes de dormir.

3) Respire naturalmente.

A meditação de atenção plena não exige uma alteração da respiração. Deixe fluir a respiração naturalmente, e usar a respiração natural como objeto de atenção durante a prática. Tente ser bem consciente de cada inspiração e expiração e como está acontecendo.

4) Perdoe sua mente.

É natural que a sua mente desviem a atenção na respiração. Quando isso acontece, simplesmente reconheça o pensamento e gentilmente volte sua atenção para sua respiração.

5) Continue praticando.

A atenção plena é uma habilidade que requer prática. Se você é incapaz de manter o foco na respiração por um longo tempo, não veja a prática como um “fracasso”; a prática é só sua, e não é necessários atingir a plena consciência em qualquer período de tempo.

O que as pesquisas dizem sobre a esclerose múltipla e a atenção?

A evidência anedótica e um estudo recente sugerem benefícios tangíveis de meditação de atenção plena, como ansiedade, dor e gerenciamento de fadiga. No entanto, são necessárias mais pesquisas para explorar os benefícios da prática das pessoas com EM. A mais recente revisão abrangente da medicina complementar e alternativa na esclerose múltipla determinou que não há atualmente evidências suficientes para apoiar a formação baseada em consciência como uma terapia para EM. De uma forma ou de outra os pesquisadores concordam, no entanto, que a meditação é uma forma relativamente segura de terapia complementar para as pessoas que vivem com EM.

 

Fonte: Avempo. Traduzido livremente. Imagem: Creative Commons.

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1 comment

  1. marcos 4 meses atrás 11 de janeiro de 2019

    muito obrigado por nos ajudar desse jeito, agora sim depois de ler esse artigo entendi melhor como faço pra meditar da forma certa.

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