Exercícios e Esclerose Múltipla: quais são os primeiros passos?

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Muitas pessoas com esclerose múltipla têm preocupações compreensíveis sobre como iniciar um programa de exercícios. Há uma série de questões sobre as quais você pode querer pensar, mas elas não precisam ser barreiras para o início dos exercícios. Aqui forneceremos dicas práticas para ajudá-lo a começar e prosseguir com a atividade escolhida.

A EM de cada pessoa é diferente e você sabe melhor como sua EM afeta o que você pode fazer. No entanto, você pode se perguntar o que está impedindo você de ser mais ativo e ver se há maneiras de superar esses problemas.

Antes de começar a se exercitar

Existem vários desafios comuns enfrentados por uma pessoa com EM que deseja se exercitar. Felizmente, um pouco de preparação pode impedi-los de se tornarem barreiras para o exercício.

Superaquecimento

A sensibilidade ao calor é um sintoma comum de EM. Se você se sentir quente e desconfortável ao fazer exercícios, tente resfriar o ambiente em que se encontra. Tire uma camada de roupa, abra uma janela ou vá para o ar livre. Um ventilador ou um spray de água fria também podem ser úteis, assim como tomar um banho frio ou uma ducha antes de começar a se exercitar.

Uma pesquisa mostra que beber água gelada antes do exercício pode ajudar as pessoas com esclerose múltipla a se exercitarem por mais 30% e reduzir a fadiga após exercícios aeróbicos.

Fadiga

Se a fadiga for um problema para você, concentre-se em exercícios para fortalecer os músculos ou exercícios de resistência. É importante reconhecer, tanto durante os exercícios quanto na vida diária, que não é uma boa ideia “passar por cima” da fadiga – você pode acabar se sentindo pior, muitas vezes por dias depois.

A temperatura também pode afetar a fadiga. Todos podem se sentir sem energia em climas quentes ou úmidos, mas com a esclerose múltipla o efeito costuma ser exagerado. Lembre das dicas acima para ideias.

Escolha um exercício que não exija esforço extra para você. Se você tiver problemas com o equilíbrio, escolher natação ou hidroginástica permitirá que a água o apoie enquanto você se exercita.

Usar uma bicicleta ergométrica horizontal ou um stepper – um aparelho com duas plataformas que simula a caminhada – pode diminuir a fadiga. Você estará usando menos energia para ficar no equipamento e será capaz de se concentrar em obter os benefícios do exercício em si.

Mobilidade

Se sua mobilidade for limitada, você ainda pode fazer exercícios significativos, mesmo sem sair de casa.

Você pode achar difícil respirar mais fundo e aumentar a frequência cardíaca se o seu equilíbrio não estiver muito bom ou se suas pernas se cansarem muito rapidamente. Existem coisas que você pode fazer sentado em uma cadeira.

  • Corrida sentada: Faça seus braços e pernas se mexerem como se você estivesse correndo, mas permaneça sentado. Mesmo se você continuar por apenas um minuto, verá que sua frequência cardíaca aumentou e você está respirando mais profundamente. Você também pode fazer alternadamente, para que possa simplesmente ‘correr’ ou manter os braços parados e ‘marchar’ com as pernas.
  • Socos: mexa os braços alternadamente para a frente ou para cima. Este é bom se você está se sentindo um pouco estressado – você pode imaginar todos os tipos de pessoas ou situações que te deixaram um pouco estressada e dar um soco neles!

Recuperação

Se você tem EM, pode levar mais tempo para se recuperar dos exercícios do que alguém sem EM. Você tem que aprender a ouvir seu próprio corpo e ser honesto com o que ele está lhe dizendo.

A atitude de ‘sem dor, sem ganho’ não se aplica à EM. Embora alguém sem EM possa se esforçar até a exaustão e se recuperar em meia hora, uma pessoa com EM deve estar preparada para parar antes que seu corpo diga que atingiu seu limite.

Algumas pessoas têm uma crença equivocada de que se você se esforça forte o suficiente e sente dor, então deve estar indo bem. Se você passar mais tempo se recuperando de uma atividade do que fazendo-a, pode não ter o equilíbrio certo!

Conforme você se acostuma com os exercícios, provavelmente descobrirá que sua taxa de recuperação melhora.

Começando

Existe uma conexão bem compreendida entre exercício e humor. Estar ativa ajuda com os sintomas de depressão e mau humor. No entanto, não é preciso muito para nos impedir de fazer exercícios. Sentir-se para baixo ou cansado pode afastá-la da prática de exercícios, mesmo sabendo que eles ajudariam a longo prazo e te fariam sentir melhor depois.

Pode ser necessário algum esforço para superar as barreiras mentais que estão impedindo você de se exercitar. Isso é normal, mas ficará mais fácil quando você começar a sentir a diferença que os exercícios estão fazendo na sua vida e na sua EM.

Fale com o sua equipe médica de EM se você está lutando contra a depressão ou fadiga. Eles podem ajudá-lo.

Algumas pessoas acham que não pensar sobre e apenas fazer ajuda. Tenha sua mochila pronta para a academia, então você pode simplesmente pegá-la e ir embora. Use sapatos confortáveis ​​para não ter desculpa para não dar uma volta. O incentivo da família ou de companheiros de equipe também pode ajudar.

Na próxima parte dessa matéria, falaremos sobre como continuar a se exercitar e tornar este um hábito em sua vida!

 

Fontes: MS Trust

Tradução e adaptação: Redação AME – Amigos Múltiplos Pela Esclerose

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