AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Gilenya

Gilenya

Gilenya (Fingolimode)

O Gilenya é um fármaco imunossupressor modificador de doença para EMRR para diminuir o número de surtos e a gravidade dos mesmos.  Gilenya  é uma medicamento de via oral, tomado uma pílula uma vez por dia. Reduz o número de recaídas em cerca de metade (50%), em comparação com a tomada de placebo.

A primeira dose é tomada em um hospital ou clínica sob supervisão médica, pois a esta medicação pode causar alterações temporárias na frequência cardíaca, batimentos cardíacos e pressão arterial. Estes sintomas são verificados por seis horas para qualquer irregularidade e isto pode envolver monitorização contínua com um electrocardiograma (ECG).

A menos que haja problemas que necessitem de monitorização adicional após esta primeira dose, Gilenya pode ser tomado sem supervisão em casa. Você não deve iniciar Gilenya se tiver uma resposta imunológica baixa, tiver uma infecção grave como hepatite ou tuberculose, tiver câncer ativo ou problemas hepáticos graves. Se você tem certas condições, incluindo problemas cardíacos, doença hepática ou uma condição que afeta seus olhos, você pode precisar de avaliação médica adicional antes de Gilenya ser prescrito e pode precisar de monitoramento adicional durante o tratamento.

Efeitos colaterais comuns incluem um risco aumentado de infecções, tosse, dor de cabeça, dor nas costas e diarreia.

O medicamento foi aprovado pela ANVISA em 2013, e é fornecido pelo SUS desde 2014. No Brasil, pode ser prescrito após falha terapêutica de dois imunomoduladores ou se tiver uma doença muito ativa (dois ou mais surtos incapacitantes em um ano e evidências de RM de novas áreas de atividade da EM).

Programa atendimento paciente: Programa Juntos & Livres – portal.novartis.com.br/programa-juntos- e-livres. O paciente deve fazer um cadastro pelo telefone 0800-016- 9500.

Clique aqui e confira mais informações sobre o Gilenya na  série “Conheça melhor o seu remédio”.

Mais informações: Vide Bula.

ame

A AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose nasceu do sonho de divulgar a EM e contribuir com a busca de diagnóstico precoce, tratamento adequado e melhora na qualidade de vida dos pacientes, seus amigos e familiares. Somos uma Organização sem Fins Lucrativos que, desde 2012 reúne amigos múltiplos com uma missão de compartilhar informação de qualidade sobre a EM de forma gratuita e acessível.

VER TODOS POSTS