AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

SUS e a Esclerose Múltipla

O que é o SUS?

Segundo Jairnilson Paim (O que é o SUS? – http://www.livrosinterativoseditora.fiocruz.br/sus/), a proposta do SUS está vinculada a uma ideia central: todas as pessoas têm direito à saúde. Este direito está ligado à condição de cidadania. Não depende do “mérito” de pagar previdência social (seguro social meritocrático), nem de provar condição de pobreza (assistência do sistema de proteção), nem do poder aquisitivo (mercado capitalista), muito menos da caridade (filantropia). Com base na concepção de seguridade social, o SUS supõe uma sociedade solidária e democrática, movida por valores de igualdade e equidade, sem discriminações ou privilégios.

Ou seja, o SUS é para todos e todas!

No caso da EM, o SUS dispõe de centros de referência em diagnóstico e tratamento da doença, dispensa uma série de medicamentos modificadores da doença de alto custo (betainterferonas, fingolimode, acetato de glatiramer, natalizumabe, Teriflunomida além de materiais que auxiliem no dia a dia (cadeiras de rodas, muletas, cadeira de banho etc.) e terapias de reabilitação: fisioterapia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, psicologia.

Sabemos que o Sistema Único de Saúde nem sempre funciona tão bem quanto deveria. E é por isso que trabalhamos juntos para cobrar um atendimento de qualidade em saúde pública, novas consultas públicas (http://www.amigosmultiplos.org.br/noticia/779/as-6-coisas-que-voce-precisa-saber-sobre-consulta-publica)  para incorporação de terapias no sistema.