AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Problemas Cognitivos

Problemas cognitivos na EM

” Cognição ” refere-se à memória e ao pensamento. Descreve a maneira como nós:

  • nos concentramos e concentramos a atenção
  • fazemos mais de uma coisa de cada vez (multitarefa)
  • aprendemos e lembramos de coisas novas
  • raciocinamos e resolvemos problemas
  • planejamos, executamos e monitoramos nossas próprias atividades
  • entendemos e usamos a linguagem
  • reconhecemos objetos, montamos coisas e avaliamos distâncias

Essas habilidades variam naturalmente de pessoa para pessoa – todos nós temos diferentes pontos fortes e fracos. Nossos poderes cognitivos são considerados normais se nossas habilidades nos permitem lidar adequadamente com a vida cotidiana.

Como a EM afeta a cognição

Como outros sintomas da esclerose múltipla, os sintomas cognitivos variam muito de pessoa para pessoa. Só porque você tem alguns sintomas cognitivos, isso não significa que você vai experimentar todos eles.

Problemas com linguagem, percepção visual (reconhecer o que você vê) e relações espaciais (distâncias e posição de julgamento) são menos comuns em pessoas com EM. As dificuldades mais comuns são com:

Aprendizagem e memória

Existem diferentes tipos de memória. A EM geralmente afeta a lembrança de eventos recentes e a lembrança de fazer as coisas. Algumas pessoas com EM também dizem que podem levar mais tempo e esforço para procurar ativamente por uma memória. Isso é conhecido como recordar.

Felizmente, existem muitas maneiras de compensar esses tipos de problemas.

Atenção, concentração e velocidade mental

Algumas pessoas acham mais difícil se concentrar por longos períodos de tempo ou têm dificuldade em acompanhar o que estão fazendo se forem interrompidas (elas “perdem o fio”). Também pode ser mais difícil realizar vários trabalhos ao mesmo tempo ou conversar enquanto a TV ou o rádio estiver ligado.

Muitas pessoas descrevem a sensação de que não podem funcionar tão rapidamente como de costume. Eles ainda podem realizar tarefas, mas requer mais tempo e esforço do que antes. A pesquisa também sugere que a capacidade de processar informações pode diminuir.

Solução de problemas

Algumas pessoas experimentam dificuldades ao fazer planos e resolver problemas. Eles sabem o que querem fazer, mas acham difícil saber por onde começar, ou acham difícil elaborar as etapas envolvidas para alcançar seus objetivos. Isso pode levar a confusão e estresse, o que, por sua vez, pode dificultar o aprendizado e a memória.

Encontrar palavras

As pessoas com EM também podem ter dificuldades em encontrar a palavra certa. (‘Está na ponta da minha língua’ – você sabe a palavra, mas não consegue lembrar.)

Pode ser difícil participar de uma discussão porque leva muito tempo para expressar uma opinião ou encontrar a palavra correta, momento em que a discussão já foi adiante.

O impacto de problemas com memória e pensamento

Os problemas cognitivos têm significados diferentes para pessoas diferentes, e isso pode afetar a maneira como eles reagem.

  • Pode ser assustador para algumas pessoas sentir que elas não têm controle sobre coisas que costumavam acontecer com mais facilidade.
  • Às vezes as pessoas se preocupam que estão “perdendo” ou enlouquecendo, ou que estão ficando estúpidas.
  • Pode causar problemas nos relacionamentos ou com a vida familiar.
  • Algumas pessoas acham que ninguém vai gostar delas se não forem tão rápidas quanto costumavam ser.
  • Algumas pessoas temem perder o emprego ou não alcançar seus objetivos profissionais.

Mudanças cognitivas podem ser preocupantes, e até mudanças leves podem exigir estratégias de enfrentamento específicos. Se os sintomas cognitivos não são reconhecidos, as pessoas podem se sentir muito assustadas com o que está acontecendo com elas. Ter boas informações precisas para você e para as pessoas ao seu redor sobre os problemas geralmente é a melhor forma de defesa.

Mesmo quando as mudanças são graduais, as pessoas podem passar por um processo de luto quando percebem que suas habilidades mentais são afetadas pela esclerose múltipla. Pode levar algum tempo até que você possa pensar em maneiras de lidar com os problemas, embora possa haver estratégias simples que façam uma diferença real.

Fonte: Multiple Sclerosis Society

 E por falar em problemas cognitivos…

Fadiga, instabilidade e visão dupla

Olá, amigos múltiplos! Eu sempre gosto de postar notícias bacanas, mas dessa vez os sintomas voltaram de forma mais agressiva. Não sei se porque estou com infecção urinária – é sabido que qualquer infecção pode simular surto – ou se estou em surto propriamente. Fato é que quinta-feira farei ressonância

Ler Mais