AME - Amigos Múltiplos pela Esclerose

LIGUE (11) 3181-8266

Dormência e Formigamento

Dormência e formigamento são dois dos sintomas mais comuns da esclerose múltipla. Eles podem levar ao diagnóstico como primeiros sintomas. Embora assustadores, eles geralmente não são tão alarmantes ou incapacitantes quanto os sintomas motores.

O que dormência e formigamento são

Mais comumente referido como perda de sensação ou sensações anormais são dois dos sintomas mais comuns da EM em que as pessoas procuram ajuda.

Enquanto a dormência é uma “perda de sensação”, há uma série de sensações anormais descritas por pessoas com esclerose múltipla, como alfinetes e agulhas (chamadas parestesias), coceira intensa, formigamento, zumbido, vibração ou latejamento. Quando a sensação é dolorosa, é chamada de disestesia (por exemplo, queimação nos pés).

Os sintomas sensoriais podem ser transitórios (durando apenas pouco) ou durar muito tempo. Além disso, alguns sintomas sensoriais causam apenas desconforto leve ou são simplesmente irritantes. Mas outros podem ser francamente dolorosos.

Além disso, algumas pessoas com EM experimentam alodinia , o que significa que sentem dor quando tocadas com coisas que normalmente não causam dor como suas roupas ou um toque amigável no braço. Em outras palavras, todo mundo tem sua própria forma especial de distúrbios sensoriais na EM.

Localização da dormência e formigamento na EM

Também é importante notar que dormência e formigamento podem ocorrer em qualquer parte do corpo e apresentar uma variedade de problemas com base em sua localização.

Por exemplo, se os pés estiverem afetados, a pessoa pode ter problemas para andar por causa de dor, ataxia sensorial e interferência na propriocepção . Se as mãos estão afetadas, a pessoa pode ter problemas com a escrita, movimentos motores finos ou segurar coisas.

Problemas sensoriais, especialmente dormência da genitália, podem causar disfunção sexual e parestesias da língua podem causar problemas de fala, como disartria, ou detectar a temperatura dos alimentos.

Outro tipo comum de distúrbio sensorial relacionado à esclerose múltipla é o “abraço da EM, que causa rigidez ou compressão ao redor do tronco ou das extremidades.

É interessante notar que os distúrbios sensoriais tendem a ser piores à noite. Uma boa regra é garantir que seu quarto seja confortável, pois isso pode ajudar a aliviar os sintomas. Dito isto, se a dormência e formigamento perturbar significativamente o seu sono, você pode precisar falar com seu médico sobre um auxílio para dormir ou tratamento específico para a parestesia.

Causas de sintomas sensoriais na EM

Sintomas sensoriais na EM são causados ​​por lesões do cérebro ou da medula espinhal, ou seja, ocorrem como resultado da desmielinização das fibras nervosas que transportam informações sensoriais sobre o sistema nervoso central (cérebro e medula espinhal) para o corpo e vice-versa.

Muitas vezes, os distúrbios sensoriais ocorrem como parte de uma pseudo-exacerbação, um aumento temporário dos sintomas causados ​​por um fator externo. Geralmente, isso é resultado da intolerância ao calor relacionada à EM ou da fadiga da EM. Se este for o caso, a sensação deve desaparecer ou diminuir muito em intensidade quando você estiver frio e / ou descansado.

Fonte: MS National Society. (nd) Dormência ou formigamento.

 E por falar em dormência e formigamento…

Qualidade de Vida

O assunto que me traz aqui hoje é Qualidade de Vivida. Para mim, “Qualidade de Vida” é poder cuidar da minha saúde de acordo com as exigências da Esclerose Múltipla. Quais são? Ter acesso à medicação, sem interrupção; praticar regularmente atividade física; ter uma alimentação saudável; ter condições de pagar as atividades

Ler Mais