O Reino

07 . Abr . 2017   /  Emoções

Oi Amigos, tudo bem?

A expressão ‘Reino de Deus’ é Universal! Seja com a religião A ou com a religião B ou com a religião.

Claro que as religiões vão denominar o nome que elas decidirem! Mas a expressão  ‘Reino de Deus’ é quando reinam os valores de Deus. Quais?

Por exemplo, Justiça, Esperança, Solidariedade, Amor e mais uma porção de outros valores que tornam o nosso mundo Melhor!

A Universalidade do Reino de Deus é um conceito que apresenta um caráter próprio do Reino: esta universalidade que se estende a toda a humanidade já, e que leva essa humanidade a um Reino em plenitude. A universalidade do Reino de Deus é um ponto de partida para qualquer tentativa de compreender de maneira positiva, a partir de uma teologia cristã, a realidade multirreligiosa do mundo.

Universalidade do Reino então nos leva a perguntar: quais os limites deste Reino? Consideramos que não determina uma situação limítrofe do Reino e, sim, é elemento constitutivo. O limite espacial não pode ser definido, vale a todos. Porém isso nos leva a pensarmos outro limite, o temporal.

Quando acontece a plenitude do Reino? Será no tempo escatológico. Isso significa que a universalidade do Reino de Deus tem a dinâmica da escatologia. É pela dimensão escatológica que o Reino se concretiza no mundo, a todos. A ação é voltada ao Reino histórico, também em direção a esta concretização: a plenitude do Reino. Pensar o fenômeno humano é pensá-lo em uma ótica escatológica, por isso, a universalidade do Reino não é definidora do Reino de Deus, e sim realizadora deste mesmo Reino.

O Reino de Deus é o valor positivo aos olhos de Deus, da experiência religiosa dos outros e das tradições religiosas em que viviam sua fé no Deus do Reino e da vida .

A cooperação na construção do Reino de Deus acontece a partir de dois movimentos: horizontal e vertical.

A dimensão horizontal diz respeito a situações humanas que se direcionam, por exemplo, à questões sociais. Quando cristãos e pessoas de outras tradições religiosas trabalham juntas para melhoria de condições de vida, e estes grupos constroem juntos o Reino de Deus, temos uma situação onde Reinam os valores de Deus.

A dimensão vertical é a promoção de valores religiosos e espirituais de cada tradição religiosa no mundo e construindo o Reino de Deus.

As duas dimensões, horizontal e vertical, humana e religiosa, são inseparáveis. A primeira é sinal da segunda. Isso fornece ao diálogo inter-religioso uma base teológica onde toda a humanidade caminha para a plenitude do Reino de Deus. Essas tradições religiosas são chamados de membros co-participantes do Reino de Deus na história .

Abraço

Rodrigo

mail link