Tecfidera será disponibilizado pelo SUS

05 . Set . 2017   /  Pesquisas e novidades

Foi publicada no Diário Oficial União do dia 04 de setembro de 2017 a incorporação do fumarato de dimetila (Tecfidera) para o tratamento da Esclerose Múltipla após falha terapêutica com com betainterferona ou glatirâmer. A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias (Conitec) do Ministério da Saúde recomendou a incorporação do medicamento ao Protocolo Clínico de Diretrizes Terapêuticas para o tratamento da esclerose múltipla (EM) no SUS, após a indicação unanime de seus membros na 56ª reunião do plenário do dia 08 de junho de 2017.

A nova medicação, que já é utilizada por mais de 240 mil pacientes em todo o mundo, deve estar disponível no para uso no Brasil e dispensada pelas farmácias de auto custo do sistema único de saúde em até 180 dias.

Com a nova inclusão, os pacientes terão a oportunidade de contar com mais um medicamento oral para o controle da doença, que também contribui de forma significativa para a adesão ao tratamento. O fumarato de dimetila é indicado para esclerose múltipla recorrente-remitente (EMRR), que é a manifestação mais comum da doença. A terapia foi aprovada para uso no Brasil em 2015, e é considerada o medicamento oral para tratamento da esclerose múltipla mais prescrito no mundo, com 240 mil pacientes tratados.

Entre abril e maio de 2017, a Conitec realizou consulta pública (CP nº 21) sobre a incorporação do fumarato de dimetila pelo SUS (Veja mais sobre essa CP AQUI) . A consulta resultou em mais de 1.500 manifestações, majoritariamente a favor da incorporação. A vasta participação da comunidade médica e de pacientes na consulta pública reforça a importância da disponibilização de novos tratamentos para os diferentes tipos de esclerose múltipla e a necessidade de ampliar o arsenal de medicamentos disponível aos pacientes.

Valeu amigos e amigas múltiplas pela participação! Agora contamos com mais um medicamento no arsenal terapêutica para a EM no SUS!

Saiba mais sobre o Tecfidera AQUI.

Fonte: Redação AME

Tags: esclerose múltipla , fumarato de dimetila , sus , tecfidera

mail link